Egressa de Psicologia da UnirG é aprovada em duas seleções de Mestrado

10 de Fevereiro de 2021

Engajada em atividades do curso de Psicologia da Universidade de Gurupi – UnirG, a recém-formada Daniela Ponciano foi aprovada em programas de Mestrado em Psicologia da Universidade Federal do Pará – UFPA e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO. Na linha de pesquisa "Teoria e Clínica”, a egressa foi aprovada com o projeto “Luto complicado em crianças: o processo de (en)lutar-se na clínica psicanalítica infantil”.

Daniela explica que, com a pandemia da Covid-19, a possibilidade de participar do processo seletivo em instituições de outros estados foi facilitada. No estado do Tocantins ainda não há programas de mestrado em Psicologia, e a psicóloga de 23 anos optou por ingressar na UFPA.

O sucesso de ser selecionada em duas Universidades é resultante de um curso superior bem aproveitado. “Logo nos períodos iniciais me inseri em atividades extracurriculares. Participei de ligas acadêmicas, monitorias, estágios voluntários, projetos de pesquisa e extensão, centro acadêmico. A cada dia me sentia mais cativada pela pesquisa e isso foi fundamental para a minha aprovação”, explica.

Psicologia na UnirG

Desde a educação infantil, Daniela Ponciano diz que sempre foi dedicada aos estudos. A ciência que estuda os processos mentais já despertava seu interesse. Com o passar do tempo, cursar Psicologia se tornou um grande sonho, que pôde ser realizado na UnirG com êxito.

A graduação na UnirG deu a ela condições reais para que fosse aprovada. “No decorrer do curso adquiri uma bagagem muito boa com professores incríveis. A coordenação do curso sempre esteve atenta oferecendo muito suporte aos alunos. De modo geral essa aprovação é também uma conquista da UnirG”, enfatiza.

Alguns professores marcaram a trajetória da egressa na Instituição. “A professora Fernanda Bogarim me incentivou nos projetos de extensão a publicar resumos em congressos, e a professora Ellen Klinger, atual coordenadora de estágio do curso, foi minha orientadora”, lembra Daniela.

A psicóloga já tem novas metas a alcançar, após a conclusão dessa etapa. “Pretendo fazer o doutorado em Psicologia na linha de pesquisa em Psicanálise, na área do desenvolvimento Infantil e constituição do sujeito”, informa a mestranda, que deseja trilhar o caminho da docência universitária.

Texto produzido com a colaboração de Ana Neuberger, acadêmica do curso de Jornalismo da UnirG